sábado, 30 de janeiro de 2010

Pontos de Mutação.

Boff e Muraro em seu livro Feminino e masculino, uma nova consciência para o encontro das diferenças, apontam a importância de se resgatarem "valores da vida" chamados femininos - a solidariedade, a amorosidade e a sensibilidade -, para reverter a destruição do planeta e da nossa espécie, e mostram como evoluíram os princípios masculinos e femininos, a partir do estudo de pontos de mutação associados a períodos de grande transformação na história da humanidade. São eles:
  • O primeiro ponto de mutação, segundo Boff e Muraro, deu início à Pré-História e ocorreu há mais de 2 milhões de anos, quando os hominídeos se separaram dos primatas, assumiram a posição física ereta e desenvolveram o córtex cerebral, a região do corpo humano onde estão localizados centros de grande importância (visão, fala etc) - nesse momento, a integração entre os seres humanos de ambos os sexos era total.
  • O segundo ponto de mutação ocorreu há aproximadamente 500 mil anos, no período Paleolítico, e foi marcado pela utilização da pedra lascada na construção de instrumentos rudimentares, como o machado, e por uma economia de predação caracterizada pela caça. Enquanto a mulher permaneceu no âmbito privado de sua comunidade, dedicada ao trabalho doméstico e aos cuidados com a prole, o homem voltou-se para fora, adquirindo o status de grande provedor e protetor. Cabia a ele buscar alimentos para o seu grupo, bem como defendê-lo de ameaças externas.
  • O terceiro ponto de mutação, aproximadamente 10 mil anos atrás, confirmou a liderança masculina em uma sociedade que descobriu o processo de fundição dos metais, desenvolveu a economia produtiva com a domesticação de animais e o cultivo de plantas, abandonou hábitos nômades e passou a se organizar em núcleos e aldeias.
  • O quarto ponto de mutação, cerca de trezentos anos atrás, foi estimulado pela revolução industrial e por descobertas relevantes na área tecnológica. Acredito, também, que foi marcado pela intesnsificação do comércio entre as nações e por uma nova ordem social, especialmente a partir da Revolução Francesa (1789-1799). O homem permaneceu à frente da sociedade, mas algumas mulheres iniciaram o processo de rompimento dos limites domésticos, quando partiram efetivamente em busca de informação, formação, educação lógica e racional e atuação política e econômica. Nesse processo, conquistaram espaço nas universidades e no mercado de trabalho.
  • O quinto ponto de mutação iniciou-se no século XX, com o advento da Era da Informática e de um avanço tecnológico jamais visto na história da humanidade - nos últimos cem anos, surgiram 90% da tecnologia utilizada no planeta atualmente! As mulheres inicialmente foram chamadas para suprir a falta de mão-de-obra masculina nos anos da primeira e segunda grandes guerras. Atualmente, elas representam 50% da mão-de-obra mundial. Ocupam áreas tradicionalmente dominadas pelos homens, tendo a chance de desenvolver, também, o lado racional e lógico do cérebro, considerado essencialmente masculino. Dessa forma, ampliaram sua consciência e suas competências: utilizam todos os atributos dos seres humanos e os dois lados do cérebro. Tornaram-se mais integradas!

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...