sábado, 3 de maio de 2014

Top 10 - Estratégias em Midias Sociais em 2014.



Especialistas concordam que este é o ano da expansão do Google+ e da explosão dos micro vídeos, que vão se tornar uma nova e dinâmica fonte
 2013 foi um grande ano para as mídias sociais
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2013 foi um grande ano para as mídias sociais. O número de usuários ativos por mês no Facebook ultrapassou 1,1 bilhão, cerca de 6 bilhões de horas de vídeo eram assistidos no YouTube mensalmente, e empresas em todo mundo perceberam que precisam estar presentes nas redes sociais para sobreviver.  Dados recentes dão conta de que os orçamentos de marketing em mídia social vão dobrar nos próximos cinco anos. Agora é o momento de começar à frente da concorrência e desenvolver sua estratégia de marketing para 2014.
A Business Review Brasil fez uma pesquisa com experts no assunto, coletou informações de alguns estudos sobre o tema, como o levantamento da Wildfire e Ad Age, que entrevistou mais de 500 executivos de grandes empresas sobre como suas áreas de marketing estão trabalhando sua estratégia de mídia social para trazer para você as 10 principais estratégias e tendências que são essenciais para a sua empresa nesse começo de 2014.


1 – Mídia Social Móvel
A crescente adoção de smartphones e seus comportamentos associados deve fazer com que sua equipe de Marketing mude fundamentalmente a sua abordagem no que tange à forma como você se comunica com o seu público, mas também como você deve se preparar para que o seu público se comunique com você. Respostas devem ser instantâneas e soluções precisam ser rápidas. Além disso, concentrando mais esforços no marketing móvel pode ser o diferencial de sua empresa no próximo ano. Falamos sobre o tema há um tempo atrás aqui.

2 - Envelhecimento da base social
As quatro Grandes Redes Socias (Facebook, Twitter, YouTube e Google+) não estão somente atingindo máxima penetração, mas estão atraindo uma população mais madura. É importante identificar cada vez mais este público, e adaptar as suas mensagens sociais para estes clientes, cujo instinto natural pode não ser compartilhar, mas simplesmente se comunicar uns com os outros.

3 - Medindo sucesso
Métrica nas redes sociais pode variar de empresa para empresa, mas em geral a ação se classifica como a segunda maior preocupação de uma equipe de Marketing. Após a conquista de seu público, é importante encontrar a melhor maneira de medir o que está funcionando nas mídias sociais para que eles possam descobrir como eles podem alocar melhor seus gastos.

4 - Utilização de várias redes sociais
Um bem sucedido plano de mídia social não envolve apenas empurrar uma mensagem em uma certa rede ou a mesma mensagem em várias redes, mas sim orquestrar várias mensagens através de múltiplas redes. Na pesquisa da Wildfire, as empresas que afirmaram estar tendo sucesso em redes sociais estão presentes, em média, em cinco delas. Usar uma combinação de redes e uma mensagem unificada, que é claramente diferenciada para cada público e rede, é essencial para engajar com êxito os consumidores.

5 – Aumentar a sua atividade diária
É necessário dar às suas atualizações uma melhor chance de serem vistas postando mais e na hora certa. Especialistas sugiram que se deve postar cerca de quatro vezes por dia no Facebook, e de cinco a 10 vezes por dia, no Twitter. Alguns estudos têm mostrado que no final da manhã, entre 11h e 12h, o movimento no Facebook cresce.  Outros já afirmam que o melhor horário de se postar no Facebook é entre 1 e 4 da tarde. Descubra como sua página está sendo acessada, e otimize seus posts de acordo com os horários de maior tráfego.

6 - Google+ vai crescer em importância
Apesar de o Google+ ter sido uma promessa que ainda parece não ter amadurecido, vários especialistas afirmam que em 2014 essa rede social vai despontar, e você não pode ficar fora dessa onda.  Agora que o botão “+1” está conectado com os rankings do Google, parece que as pessoas encontraram essa rede e alguns dados já revelam que o Google+ está em segundo lugar no total de usuários mensais em redes sociais, superando até mesmo o Twitter, e que já atingiu 343 milhões de usuários mensais ativos.

7- Ênfase no conteúdo visual
Conteúdo visual foi enorme em 2013, com as redes sociais com base em imagens como Pinterest e Tumblr crescendo em 88% e 74%, respectivamente. Especialistas preveem que a tendência vai continuar e crescer ainda mais em 2014, com forte conteúdo visual tornando-se uma parte crucial de estratégias de mídia social das empresas. A jogada inteligente seria a de tornar o conteúdo em mídias sociais com menos texto e mudar a ênfase para fotos e infográficos. Os chamados micro vídeos também vão se instalar como uma nova e dinâmica fonte.

8 – Anúncios nas redes sociais
Em 2014, anúncios em redes sociais vão explodir, desafiando as velhas formas de publicidade. Essa já é uma indústria que vale bilhões e vem acelerando rapidamente, com previsão de atingir US $ 11 bilhões em receitas em 2017. Sua campanha de Marketing tem quer estar onde o público está, e com o crescimento de usuários nas redes sociais, deve haver um crescimento de anúncios pagos nessas redes e você precisa considerar essa opção.

9 - Marketing de conteúdo
A importância dessa forma de comunicação com seus clientes foi exaustivamente argumentada aqui, em artigo recente. A maioria das empresas entendeu a mensagem e, cada vez mais, estão investindo nessa tendência - quase 50% das empresas entrevistadas na pesquisa da Wildfire já têm estratégias de marketing de conteúdo. Importante salientar que não estamos falando apenas de uma imensa quantidade de conteúdo, mas de conteúdo de alta qualidade.

10 - Capacitação de funcionários e fãs
De todas as estratégias e tendências que estão sendo analisadas por estudiosos, como perspectivas para 2014, entendo que o engajamento de fãs e também de seus funcionários deve ser uma das mais importantes neste ano. Permitir que seus melhores fãs participem de suas redes sociais e contem suas histórias da marca no mundo digital, de forma natural e voluntária, traz validação. Mais ainda, permitir que seus funcionários engajem em sua rede social pode ser não somente gratificante, mas pode desencadear uma positividade dentro de sua empresa que com certeza vai gerar bons resultados.

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