segunda-feira, 23 de junho de 2014

O SÍMBOLO DA ESTRELA.


By  Carlos Lupus.

Segundo Christian Barbosa, em seu livro A TRÍADE DO TEMPO, a metodologia da tríade é representada pela estrela de cinco pontas, um ícone cheio de simbolismo que acompanha o homem desde os primórdios da civilização.
Em um primeiro momento, a estrela de cinco pontas desperta a ideia de sucesso. É normal a sua presença em eventos esportivos, principalmente, naqueles que se deseja evidenciar a vitória em torneios de competição.
À medida que entidades esportivas, principalmente clubes de futebol, vão obtendo vitórias em seus campeonatos regionais e nacionais, observa-se que estrelas são adicionadas em suas camisas para que as conquistas obtidas sejam lembradas por muito tempo.
Historicamente, percebe-se que o homem utiliza o simbolismo da estrela de cinco pontas para relembrar e valorizar atos de heroísmo ou de mérito obtidos por bravos combatentes em duras batalhas de guerra. 
Da mesma forma, os personagens célebres das artes, da música e do cinema são considerados "estrelas" ou "astros". Ou seja, a estrela de cinco pontas também representa um ícone na vida dessas celebridades que atuam na área do entretenimento humano.
Em um segundo momento, a estrela de cinco pontas representa "direção". Na antiguidade era cotidiano aos povos nômades e aos navegadores de mares desconhecidos, se orientarem através de estrelas que se tornavam visíveis à noite. Estes conseguiam identificar os pontos cardeais mediante a observação detalhada de suas constelações.
A estrela pode representar um guia em sua caminhada determinando a trajetória certa que você deseja realmente alcançar.
Todos nós somos portadores de uma "estrela interior", algo que posso chamar de "centelha divina". Caberá a cada um de nós, a decisão de energizá-la ou não. Ou seja, o seu brilho dependerá de nossa vontade. Será a nossa determinação que irá moldá-la. Na vida, poderemos brilhar como mestres de nosso destino, capitães de nossas almas, ou simplesmente, sermos pessoas medianas, comuns à multidão, insatisfeitas, reclamando de tudo e de todos, achando que o destino é o grande e único responsável pelas nossas mazelas pessoais.
Em um terceiro momento, a estrela de cinco pontas representa o homem em sua totalidade, o homem pleno, holístico, rico em múltiplas potencialidades, aquele que busca o equilíbrio do seu ser, objetivando a sua plena felicidade. Leonardo da Vinci (polímata italiano, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico), ao desenhar o homem com os braços e pernas totalmente abertos demonstra a forma de uma estrela de cinco pontas - Homem Vitruviano. O homem vitruviano (ou homem de Vitrúvio) é um conceito apresentado na obra Os dez livros de Arquitetura, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda o nome. Tal conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na divina proporçãoA estrela representa o homem em toda a sua complexidade, de tal forma que suas partes orgânicas estejam integradas com um único ser, uma unidade.
A administração pessoal do tempo considera o homem em todos os seus aspectos: físicos, psíquicos e espirituais. E como tal, a estrela de cinco pontas pode representar cinco fases distintas em nosso planejamento de vida, como por exemplo: Identidade, Metas, Planejamento, Organização e Execução. Cada uma dessas fases busca atender às principais necessidades relacionadas à produtividade pessoal e profissional do homem, tornando-o uma unidade autônoma e produtiva, capaz de realizar e em paz consigo mesmo.

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...