sábado, 16 de maio de 2009

“ O EMPREENDEDOR É ALGUÉM QUE IMAGINA, DESENVOLVE E REALIZA VISÕES”

A partir do pensamento de Louis Jacques Filion – professor da Hautes Etudes Commercialles de Montreal / Canadá – chego à conclusão de que a minha vida é o resultado de uma ação empreendedora sem limites.

De origem extremamente humilde, o meu destino profissional seria provavelmente, com muito sacrifício, terminar o ensino médio e lançar-me com muita garra no mercado de trabalho para sobreviver, talvez, como balconista das Casas Pernambucanas.

Sem a presença paterna, e com uma mãe extremamente doente, sendo filho único, percebi com bastante clareza o quanto seria difícil a minha caminhada por este planeta. No entanto, acreditando na máxima que nada acontece por acaso e tudo tem uma razão de ser, lancei-me de corpo e alma em um dos maiores desafios do homem que é mudar o seu próprio destino.

Lembro-me que em determinada ocasião, por volta dos meus 13 anos de idade, ainda no início de minha adolescência, por volta dos anos 60, passava por um momento de muitas dificuldades financeiras, quando percebi que não poderia continuar os meus estudos porque não teria como arcar com as despesas de transporte, alimentação e material escolar. Na época, eu e minha mãe morávamos com a minha tia, que também passava por sérios transtornos financeiros.

Ainda está na memória viva, o momento em que desci do apartamento, e em frente à SEARS ROEBUCK - multinacional americana de departamentos de varejo – localizada na praia de Botafogo – Rio de Janeiro, olhei para o céu e procurei a estrela mais distante, aquela em que a luz era pouco percebida na Terra, e disse em voz baixa: “ Lá está o meu futuro.”

A partir deste momento mágico, quando fui buscar na incerteza da vida, a convicção da vitória, estabeleci de forma mental, uma linha imaginária com início, meio e fim, que serviria de sustentáculo ao meu caminhar, e ao mesmo tempo, nortearia os meus passos em busca dos objetivos de vida a serem alcançados.

Com a certeza plena de que tudo teria que ser feito para que eu não parasse os meus estudos, que na época eram ginasianos, consegui uma flanela velha com o pipoqueiro da esquina e comecei em uma “profissão”, que ainda persiste em nossos dias – a de flanelinha.

Foi neste momento ímpar da minha existência, que comecei a mudar o meu destino de vida. Sem o saber, ao pegar a flanela para tirar um pouco a poeira dos carros, e ao mesmo tempo, orientar os motoristas nas manobras de entrada e saída, em troca de algumas moedas, desenvolvi com bastante sucesso a primeira minha ação empreendedora.

Com o dinheiro arrecadado em cada noite de trabalho, consegui a quantia necessária para manter os meus estudos e continuar com a chama acesa da esperança de que ao terminá-los, certamente alcançaria um padrão de vida melhor.

O tempo se passou, e finalmente consegui chegar ao terceiro ano do segundo grau. Era mais um momento de decisão em minha vida. Precisava empreender de novo. Era o meu sonho, cursar a Faculdade de Medicina.

A diretora da escola onde cursava o segundo grau, disse-me em seu gabinete de trabalho, que não me via como médico e sim como professor. Mais uma vez, parece-me que a mão invisível do destino intercedeu em minha vida, e depois de idas e vindas, acabei terminando a licenciatura de Ciências da Natureza. Como professor, dediquei trinta e cinco anos da minha vida à arte de ensinar e conscientizar aos meus alunos de que estudar é mais do que buscar conhecimentos, é empreender para vencer desafios.

Ao longo da minha jornada, consegui desenvolver alguns pontos extremamente positivos, como por exemplos: auto-disciplina, principalmente, quando estabeleço metas que precisam ser alcançadas em curto espaço de tempo; busca natural do conhecimento, simplesmente pelo prazer de aprender; aptidão em se relacionar com números, principalmente aqueles relacionados à finanças; capacidade de fazer bom uso da palavra, expressando-me de forma natural e sendo bem compreendido pelo meu interlocutor e, finalmente, a organização, sobretudo de pensamento, que considero a mola mestra que impulsionará qualquer ação empreendedora.

Entre os diversos pontos negativos, posso destacar com primazia, a lentidão para tomar decisões, principalmente aquelas relacionadas ao capital. Procuro pensar bastante antes de assumir qualquer compromisso que envolva bens pecuniários.

Fundamentando-se no pensamento de que “o Empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões”, Eu, ainda sou um visionário, acredito que somente o homem é capaz de mudar a sua própria evolução. Somente a espécie humana é capaz de sonhar por dias melhores, até porque sonhar é inventar o futuro.

Assim sendo, voltei a empreender, agora, “com cabelos brancos e alma de menino”. Com a energia de um eterno aprendiz, fui estudar Marketing. Lá percebi, que ele está presente nas mais diferentes circunstâncias da vida. De todos os tipos, escolhi o Marketing Pessoal como aquele que deveria dedicar maior atenção. Tal seleção, justifica-se no fato de que os melhores professores que tive a oportunidade de estudar, não foram aqueles que apenas tinham pleno conhecimento do conteúdo disciplinar, e sim aqueles que nos deixaram inesquecíveis exemplos de vida, ou seja, o seu marketing pessoal.

Mais uma vez, agora, não mais pela necessidade e sim pelo real prazer de empreender, motivado pelo desejo de ser útil ao meu semelhante, estou desenvolvendo um projeto que se desdobrará, brevemente, na edição de um livro sobre Marketing Pessoal e Gestão de Imagem.

Neste intervalo, estou dando palestras e cursos relacionados ao tema, onde em cada oportunidade, tento passar experiências de vida onde sempre atuei como o principal protagonista, lembrando sempre aos meus interlocutores de que NÓS SOMOS DO TAMANHO DE NOSSOS SONHOS E QUE O MELHOR MOMENTO PARA REALIZÁ-LOS, É AQUI E AGORA!

“ SOMENTE ATRAVÉS DA BUSCA DO CONHECIMENTO, O HOMEM SERÁ CAPAZ DE TROCAR A TIRANIA DA TRADIÇÃO PELA LIBERDADE DA RAZÃO.”

CURSO DE DIREITO – UNESA/ NITERÓI.

DISCIPLINA: EMPREEDEDORISMO – PROF: PEDRO REY

ALUNO: CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Matrícula: 20060118131-2

2 comentários:

Carlos Alberto de Almeida disse...

Parabéns,um texto objetivo e simples na sua linguagem. Mas de grande valor para todos aqueles que atuam na área educacional.
O autor nos sinaliza para a importância de estarmos "atentos" às exigências mercadológicas, de um mundo cada vez mais globalizado.
Aproveito para registrar meu reconhecimento e meu respeito, ao trabalho que vem sendo realizado ao longo de todos estes anos na área educacional, pelo ilustre educador Carlos Alberto, cujo nome tornou-se uma legenda de seriedade, dedicação e competência em tudo que se dispôs a realizar.

Carlos Alberto de Almeida disse...

arabéns,um texto objetivo e simples na sua linguagem. Mas de grande valor para todos aqueles que atuam na área educacional.
O autor nos sinaliza para a importância de estarmos "atentos" às exigências mercadológicas, de um mundo cada vez mais globalizado.
Aproveito para registrar meu reconhecimento e meu respeito, ao trabalho que vem sendo realizado ao longo de todos estes anos na área educacional, pelo ilustre educador Carlos Alberto, cujo nome tornou-se uma legenda de seriedade, dedicação e competência em tudo que se dispôs a realizar.

Vera Regina

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...