quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESTRESSE

  • É o mecanismo que  põe em alerta as funções corporais e prepara a ação. Na realidade, o organismo humano carrega estas características desde as épocas primitivas, quando o seu corpo paralisava, retesava os seus músculos e suas juntas, entrava em estado de alerta e concentrava a sua energia para atacar ou correr.
  • Em pequenas doses aumenta a produtividade. Quando o estresse persite e se torna crônico pode ter efeitos devastadores para a saúde e o bem-estar do corpo humano.
  • O estresse não é necessariamente negativo. O crescimento gradual da adrenalina facilita a perfomance física e intelectual do homem ajudando-o a superar desafios. O hormônio secretado pela glândula supra-renal denominado adrenalina é responsável  pelo aumento da frequência cardíaca, assim como a vaso-constrição das artérias que irrigam a pele; o que explica a taquicardia, a palidez e a pele fria. É a adrenalina - um dos hormônios do estresse - que faz com que atletas consigam superar limites numa competição.

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...