quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Escritores-Leitores

Os escritores são inveterados leitores, e nenhum texto nasce do vazio, espaço em branco. Todo o texto surge de múltiplas influências: na obra de Machado, percebe-se o fantasma de de Shakespeare. Drumond, especialmente em suas crônicas, sente-se o sopro de Machado de Assis.
De acordo com o pensamento de Rosa Montero, os romancistas sâo bichos leitores.. Roem as palavras dos livros de forma incessante, como a carcoma emprega todo o seu ser ao devorar a madeira. Perguntando a escritores com que teve contato nos últimos anos, o que cada um ia preferir, se tivesse que escolher entre nunca mais escrever ou nunca mais ler. Qual seria a opção? Algo em torno de 90% preferiu continuar lendo. De acordo com o pensar de Rosa Montero, deixar de escrever pode ser a loucura, o caos, o sofrimento; mas deixar de ler é a morte instantânea.

Fonte de Pesquisa: O Clube do Livro, de Luzia de Maria.

Um comentário:

Carlos Alberto de Almeida disse...

Sou apaixonada pela leitura e pela escrita, portanto jamais podemos esquecer de que ambas precisam caminhar juntas.
Mas é claro que através da leitura ampliamos nossos horizontes, estimulamos nossa imaginação, nossa sensibilidade,ou seja,muito mais do que nos informamos.
É bom lembrar ainda que uma leitura crítica e abrangente nos proporciona a compreensão das palavras escritas e também do mundo.

PS.: Gostei muito do texto.Apesar de sucinto foi muito gratificante lê-lo, pois me fez refletir sobre um tema tão importante...

Vera Regina

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...