quarta-feira, 23 de abril de 2014

Marketing Pessoal e Vendas: Tudo a ver

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Marketing Pessoal e Vendas: Dois conceitos aparentemente distantes, mas que não poderiam estar mais relacionados. Uma pergunta: Você é um bom vendedor? Se você não tem habilidades de vendas a verdade é que dificilmente você conseguirá obter sucesso profissional (pelo menos na maior parte das áreas). Você deve vender o tempo todo. Acredite, mesmo sem perceber você vende constantemente: seja uma ideia, um produto ou até você mesmo. É ou não é verdade?
Quando você está numa entrevista de emprego, por exemplo, você deve “vender” ao entrevistador as razões pelas quais você acredita ser o melhor candidato àquela vaga. Em nossa vida pessoal isso é até mais frequente: vendemos ideias aos amigos, aos nossos parceiros, à nossa família. Para levar ao cinema um amigo ou sua namorada, você deverá vender essa ideia a eles e persuadi-los a lhe fazer companhia.
Quando falamos do marketing pessoal, principalmente no lado profissional, estamos falando de vender nós mesmos ao mercado. Se você quiser aumentar o seu salário, deverá mostrar ao seu chefe o porquê você acredita que deve ganhar mais. O que está fazendo de diferente? Que resultados tem trazido? O quanto de valor você gera para sua empresa? Tudo isso deve ser vendido como pontos fortes de seu trabalho e de sua Marca Pessoal. Então, volto a lhe perguntar: Você é um bom vendedor?
É importante destacar que, por melhor vendedor que você acredite que seja, nunca suas habilidades ou técnicas de vendas falarão mais alto que seus resultados. Cuidado ao confundir esse conceito: Marketing Pessoal deve destacar sua Marca pelo valor que ela gera para seus clientes/público-alvo e pelos resultados que atinge. São os resultados que sustentarão seu crescimento profissional e farão com que você atinja patameres cada vez mais altos. Caso contrário, tudo não passará de uma ilusão de um profissional que confunde Marketing Pessoal com Autopromoção barata e sem fundamentos.
Como CEO de sua vida e carreira você deveria pensar sempre em como entregar maior valor à sua empresa, seus clientes, seu público-alvo. Criar valor e construir sólidos relacionamentos é o caminho certo para que sua Marca Pessoal se fortaleça com o tempo. Não pense em dinheiro em princípio. Pode parecer aquele discurso velho de sempre, mas é a pura realidade. Se fizer um bom trabalho e entregar valor real às pessoas, o dinheiro é consequência. Acredite nisso, ainda mais na internet!
Você se considera um bom vendedor? Melhor: Você se considera um bom vendedor na internet? É por meio dela que você poderá atingir enorme escala apenas vendendo seu conhecimento. Crie seu blog, seu site pessoal, seu podcast, alimente suas redes sociais com conteúdo relevante, grave vídeos e palestras online ou faça apresentações sobre um assunto que domine. Enfim, venda suas ideias e, consequentemente, venda você mesmo! Esse é o verdadeiro Marketing Pessoal Online: Venda seus conhecimentos, ajude as pessoas e lucre com isso. Possuir boas habilidades de vendas num mercado tão saturado da mesmice e da mediocridade fará a diferença para sua vida e carreira, acredite nisso!

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Daniel Dal'laqua dos Santos (12 Posts)
Publicitário, apaixonado por marketing digital, livros e futebol.Graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Possui 7 anos de experiência em Marketing Digital em agências e empresas nacionais e multinacionais.

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