Muitas pessoas que desejam saber como criar sua marca pessoal na Internet, tem como foco as ferramentas, mas se esquecem da essência do projeto que é justamente o propósito dessa presença digital. Criar uma marca pessoal na Internet é muito mais que abrir um blog ou criar perfis nas redes sociais como LinkedIn, Twitter ou Facebook. É claro que o marketing pessoal em redes sociais é importante, mas de nada adianta se não houver um planejamento prévio.
Definir a proposta é o primeiro passa para criar uma marca pessoal na Internet
Uma marca pessoal é basicamente a maneira pela qual vendemos nossa imagem, seja no mundo físico ou no mundo virtual. Criar sua marca pessoal na Internet é estar no controle sobre como as pessoas e empresas veem você no mundo digital. Para ter esse controle, é necessário, obviamente planejar a sequência de ações, e por isso ter um plano de marketing pessoal na Internet é tão importante. Em primeiro lugar você deve decidir de que forma quer ser visto no meio digital, para então determinar qual o conteúdo que irá apresentar, e só depois decidir quais são as ferramentas mais adequadas para essa tarefa.A pergunta correta não é como criar sua marca pessoal na Internet, mas sim o que será oferecido como conteúdo nesse projeto de marketing pessoal online. No marketing digital atual, o conteúdo é tudo. Se você não possui conteúdo relevante para oferecer, suas chances de conquistar um “lugar ao sol” digital são praticamente nulas.
O primeiro passo para construir sua marca pessoal na Internet
Para começar a construção as sua marca pessoal na Internet, você deve, antes de tudo identificar claramente qual é a sua marca. Definir o seu foco e nicho em que irá atuar para poder se destacar na multidão digital. Pra construir uma marca pessoal sólida na internet é necessário estabelecer dois referenciais:- Qual sua paixão pessoal em termos profissionais?
- Qual a sua grande especialidade nesta área e como ela pode ser usada para a construção da sua marca pessoal na internet?
Não se trata apenas de saber como criar sua marca pessoal na Internet, mas sim, de qual o valor que a sua marca irá oferecer aos internautas
Ser uma referência é essencial para uma marca forte na Internet
Personal Branding é carisma e destaque. É ser uma fonte de referência para quem deseja se aprofundar em um determinado tema, e é justamente sobre isso que estamos falando. Se a pergunta inicial era “Como Criar Sua Marca Pessoal na Internet?”, a primeira resposta é essa; torne-se uma referência no segmento pelo qual você é apaixonado.O segundo quesito que listei, ser um especialista na sua área, é o ingrediente que tornará você cobiçado pelas empresas e parceiros comerciais em potencial. Ser um generalista, não é mais o caminho. A projeção pessoal no mundo online se dá justamente pela especialização.
A pedra fundamental dos negócios na Internet é a atuação em mercados de nicho, ou seja, mercados específicos e de baixa competição. Ao criar uma marca pessoal online, um dos seus objetivos deve ser o de se transformar em uma referência na área em que você atua e com isso gerar oportunidades que nem mesmo você sabia que existiam. Acredite, isso é muito mais comum do que você imagina.
Se a sua pergunta era como criar uma marca pessoal na internet, espero ter acendido a primeira luz no caminho certo. Outras indicações pretendo dar em artigos futuros. Assine o Boletim Informativo do site e mantenha-se atualizado(a). Até o próximo artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário