terça-feira, 2 de novembro de 2010

Entrevista: Mercado de Trabalho.

Como está chegando o Natal, as empresas buscam no mercado novas contratações para complementar o seu quadro de funcionários. Assim, as oportunidades de participar de um processo seletivo aumentam o seu grau de empregabilidade.
Abaixo, serão destacadas algumas dicas de comportamento que poderão ajudar no momento mais importante do processo de seleção: a entrevista.
  1.  Experiência: O candidato deve ter um pequeno  histórico em sua cabeça sobre os principais projetos realizados durante os seus últimos empregos. Com isso, o mesmo sente-se mais fortalecido para responder as perguntas do entrevistador.
  2. Pergunte: O candidato pode aproveitar a oportunidade da entrevista para fazer perguntas, principalmente quando o entrevistador é gestor da sua área. Você pode perguntar sobre o seu papel na empresa, há quanto tempo trabalha na área e o que o levou a optar por esta profissão.Isso serve para quebrar o gelo, mostra o seu interesse e pode aproximar os dois.
  3. Linguagem Corporal: Na hora da entrevista, preste atenção na postura, fique reto, sem curvar os ombros para baixo, procurando demonstrar confiança e atitude positiva. Braços cruzados, olhar para baixo, ficar esfregando as mãos são indicações de que não está havendo uma adequada comunicação entre você e o e entrevistador. O ideal é olhar nos olhos, manter uma postura serena e demonstrar confiança.
  4. Visual: As mulheres devem usar maquiagens suaves, estar com as unhas limpas e evitar esmaltes escuros.Os homens precisam estar com a barba e o cabelo aparados, sapatos limpos. Uma boa camisa e calça social são vestimentas suficientes para causar uma boa impressão.
  5. Pesquisa: É fundamental que o candidato busque informações na empresa que se deseja trabalhar, como por exemplo, a sua história, o seu posicionamento no mercado, o seu trabalho de responsabilidade sócio-ambiental e o seu ambiente de  trabalho. Quanto mais o candidato souber da empresa, maiores serão a sua chance de ser contratado.
  6. Nervosismo: Muitas vêzes é difícil manter a calma durante uma entrevista, porém é aconselhável se preparar bem para manter a confiança e a tranquilidade necessária.
  7. Objetividade: È fundamental que se responda apenas o que for perguntado porque o entrevistador não tem tempo a perder, já que existem outros pretensos candidatos aguardando a sua oportunidade. É importante que se comente de forma objetiva, as suas qualidades e os resultados atingidos em empresas anteriores que poderão ser úteis para a função pretendida.
  8. Redes Sociais: Algumas empresas buscam informações sobre os candidatos em redes sociais para tentar identificar o seu perfil comportamental e profissional, tentando, às vezes, comparar os dados obtidos com o seu currículo. Logo, procure ser neutro, mantendo uma atitude equilibrada sobre os modismos do momento. Se estiver numa rede social profissional , deve-se comentar sobre assuntos relacionados ao seu campo de trabalho. Procure colocar fotos adequadas e evite assuntos polêmicos.
  9. Informação: É fundamental que, antes da entrevista, o candidato procure conhecer detalhes relacionados à função que deverá desempenhar na empresa, para que não seja surpreendido por alguma pergunta sem resposta convicente.
  10. Competência: Energia, disposição para trabalhar, vencer desafios e entusiasmo são alguns dos requisitos imprescindíveis para conquistar a uma vaga no mercado de trabalho.
Fonte de Pesquisa: Jornal O FLU 01\11\2010

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...