quinta-feira, 4 de novembro de 2010

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • O autor do best-seller Inteligência Emocional, de Daniel Goleman é formado pela Universidade de Harvard e tem vasta experiência sobre o tema. De acordo com os seus estudos, o sucesso no trabalho não depende apenas do QI (quociente de inteligência), mas primordialmente da Inteligência Emocional (QE), composta por automotivação, empatia e habilidade de socialização.
  •  No mundo globalizado, a maioria das empresas já percebeu que apenas o grau de inteligência, dita racional, não é mais suficiente para determinar as chances de sucesso de uma equipe que trabalha em uma empresa que objetiva ser competitiva na qualidade de produtos e serviços.
  • Em termos de educação, existe a "escola construtivista" que desenvolve uma metodologia que busca o equilíbrio emocional da criança, para que no futuro se torne um adulto mais criativo e equilibrado em seus diferentes potenciais.
  • É importante que o ser humano amplie os conhecimentos sobre si mesmo, é fundamental compreender seus sentimentos e harmonia. O ideal é que se juntem inteligência emocional e racional, porque o homem é corpo, mente e coração.
  • O termo inteligência emocional reflete a preocupação de conciliar sua inteligência lógica, racional, cognitiva, com a sua dimensão prática, que reflete as emoções. Alguns autores consideram que a inteligência emocional apresenta duas figuras aparentemente contraditórias: a inteligência tradicionalmente mensurável através de processos quantificáveis, e a emoção, não mensurável e muito pouco considerada no mundo corporativo, já que o mesmo se formaliza em resultados.
  • Ao ampliar os seus conhecimentos sobre sua energia emocional,  você poderá vivenciar novas dimensões e aumentar sua capacidade de motivação.
  • Lamentavelmente, herdamos uma herança histórica e cultural em que a emoção e os sentimentos, de modo geral, não eram considerados. De algumas décadas pra cá, a emoção passou a ser melhor dimensionada, principalmente no ambiente familiar, em que a relação pais e filhos adquiriu um viés, supostamente,  mais democrático.
  • Logo, é primordial que se desenvolva a harmonia dos sentimentos, cultivando-se de forma crescente, uma maior sensibilidade ao mundo das emoções. É bom lembrar que o maior desafio do homem do século XXI é humanizar a sua própia espécie.
  • Conclui-se, que após estudos relacionados à Inteligência Emocional, é mais do que possível, sermos inteligentes através dos sentidos e da emoção, já que, atualmente, são conhecidas várias formas de inteligência.
 

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...