quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TSUNAMI QUE ATINGIU O JAPÃO CAUSOU RUPTURA DE ICEBERG.

Ambiente

Estudo da Nasa demonstra, pela primeira vez, conexão direta entre tsunamis e rompimento de geleiras. Evento foi observado em 'tempo real'


Cientistas da Nasa (agência espacial americana) descobriram que o tsunami causado pelo terremoto que atingiu o Japão em 11 de março de 2011 foi o responsável pela ruptura de um iceberg na Antártida. A informação foi publicada em um artigo no periódico Journal of Glaciology.

O desprendimento de gelo dos grandes icebergs já foi relacionado em estudos anteriores a eventos naturais distantes. Por isso, após o terremoto e o tsunami que castigaram as costas do Japão, Brunt Kelly, especialista do Goddard Space Flight Center, da Nasa, e seus colegas começaram a monitorar a Antártida.

Utilizando diversas imagens de satélite, os pesquisadores viram novos icebergs flutuando no mar pouco depois que resquícios do tsunami atingiram a Antártida. Cerca de 18 horas depois do terremoto, a 13,6 mil quilômetros de distância, os cientistas observaram quase em tempo real vários pedaços da geleira Sulzberger se desprendendo. Segundo registros históricos, a geleira não sofria uma ruptura há pelo menos 46 anos.

É a primeira observação direta que demonstra uma conexão entre os tsunamis e a ruptura de icebergs a milhares de quilômetros, segundo a equipe científica. "No passado vimos fragmentos de gelo e procuramos a fonte", disse Brunt. Dessa vez, deu-se o contrário: os pesquisadoras sabiam que o tsunami era um dos fenômenos mais importantes na história recente e que provocaria muitas ondas. "Olhamos primeiro a fonte", explicou.
(Com Agência EFE)

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...