quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cinco atitudes para se tomar depois de sair de um emprego

  • Independentemente do tempo que permaneceu na empresa, os relacionamentos mantidos devem ser vistos como um investimento futuro na carreira
O GLOBO (EMAIL)
Publicado:
Atualizado:
RIO — É muito provável que as pessoas tenham vários empregos ao longo da vida — estudos recentes sugerem que os jovens terão, em média, 16 trabalhos diferentes até completarem 37 anos de idade. A cada um deles, o profissional vai dedicar tempo, energia e ideias. E, por isso, o ideal, segundo Nancy Lublin, CEO da DoSomething.org, é que o trabalho não seja visto apenas como uma forma de obter o salário no fim do mês, mas sim como um investimento para o futuro.
“Todos os seus ex-empregadores são valiosos, seja como uma referência ou uma fonte de fluxo de negócios. O importante é saber tirar o máximo proveito de seu antigo chefe e equipe”, diz a executiva, em artigo para o site do LinkedIn.
Vamos supor que você deixou a empresa em boas condições: avisou com antecedência que pretendia sair, deu conta de todas as tarefas e distribuiu mensagens aos colegas-chaves para agradecer a colaboração de cada um. Pontos para você:
“Você investiu muito tempo, energia e paixão a esse trabalho. Esse investimento não termina no dia em que saiu. O seu relacionamento com essa empresa é para sempre: você é parte de sua história e a companhia faz parte do seu currículo. Assim, não vire as costas completamente”.
E mesmo que não tenha saído do emprego tão bem assim, há algumas atitudes que podem ajudá-lo a maximizar essa antiga relação e render frutos em sua carreira futura. Nancy listou cinco dicas que acredita serem essenciais para manter viva a sua rede de relacionamentos:
Envie mensagens agradáveis — Quando algo de bom acontecia na empresa, você costumava enviar uma nota pessoal agradável parabenizando a pessoa. Certamente, ganhou pontos entre os colegas. Mesmo fora da companhia, você poderá continuar a fazer isso, mostrando que está pensando nas pessoas que ficaram e torcendo para o sucesso delas.
Curta e compartilhe — Quando seus antigos colegas postarem notícias nas redes sociais, curtam e compartilhem. Essas ações sociais são simples e despretensiosas, mas extremamente importantes. Quando faz isso, você mostra que se sente como se ainda fizesse parte da equipe.
Uma cerveja sempre cai bem — É isso mesmo, diz Nancy, que conta um fato que ocorreu em sua empresa: “Estávamos sob forte estresse devido a um lançamento em particular e, de repente, seis caixas de cerveja chegaram à nossa sala (enviada por um ex-funcionário). Cerveja de graça é uma ótima maneira de relaxar e manter amizades”. Segundo ela, vale também chamar os antigos colegas para um chopinho após o expediente.
Recomende possíveis colaboradores — Ex-funcionários conhecem o negócio, seus pontos fracos e pontos fortes, e por isso são uma boa fonte de fluxo de negócios, ideias e novos talentos. E costumam fazer boas indicações para vagas em aberto.
Faça visitas esporádicas à antiga empresa — Não precisa ser nada ostensivo, mas faça algumas visitas à empresa, para dar um oi para seu antigo chefe e colegas. Durante uma conversa, eles podem ficar sabendo de alguma vaga na sua área e conhecer alguém na empresa que possa indicá-lo ao cargo. “Eu sempre encontrava um antigo funcionário, que, quando visitava Nova York, sempre me procurava para dizer olá ou me convidar para tomar um café. Foi assim que fiquei sabendo que estava em uma fila de espera para uma vaga numa escola de negócios. Como conhecia um membro do conselho daquela instituição, poderia ajudá-lo com um telefonema, por exemplo”, contou a executiva.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/emprego/cinco-atitudes-para-se-tomar-depois-de-sair-de-um-emprego-12271010#ixzz2zk8rJtxz 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...