By Carlos Lupus
Considerando que o tempo não pára e que o mesmo é igual para
todas as pessoas, andando sempre à razão de 60 segundos por minuto, 60 minutos
por hora, 24 horas por dia. Torna-se estranho qualquer técnica de administração
do tempo. Como ensinar alguém a administrar o que não pode ser modificado, o
que é perene, o que é imutável? No entanto, podemos admitir que é possível
administrar as ações e eventos que norteiam as nossas vidas. Sejam elas,
tarefas profissionais, compromissos sociais, investimentos em atividades
acadêmicas, lazer , viagens e outras atividades pertinentes.
Em seu livro A TRÍADE DO TEMPO, Christian Barbosa, considera
que a administração pessoal do tempo pode ser dividida em três esferas: importante, urgente e circunstancial.
A esfera da
importância está relacionada a todas as atividades que você faz e que são
significativas em sua existência. São aquelas que trazem resultado a curto,
médio ou longo prazo. O que é importante para ser realizado tem tempo para ser
feito, podendo esperar horas, dias, semanas, etc.
A esfera da urgência
reúne todas as atividades para as quais o tempo é curto ou se esgotou. São
todas as atividades que surgem sem uma previsão legal. Normalmente, nos levam a
uma situação de estresse. Não podem ser deixadas para amanhã.
A esfera das
circunstâncias abrange as tarefas desnecessárias. São aquelas em que ocorre
os gastos de tempo de forma a não obter um resultado qualitativo, como por
exemplo: compromissos sociais em que você comparece de forma quase obrigatória
para agradar terceiros.
A administração pessoal do tempo é um processo que irá
requerer a mudança de alguns hábitos pessoais e o uso de novas ferramentas. O
objetivo deste processo, segundo o autor, é minimizar o nível de estresse ,
tornando o indivíduo o autor de sua história de vida e auxiliar no seu
equilíbrio pessoal e profissional.
É oportuno lembrar os versos do poeta inglês Willian Henley
que escreveu “Eu sou Mestre do meu Destino. Eu sou o Capitão da minha Alma”. Ou
seja, como seres humanos, temos o poder de controlar os nossos pensamentos, e
como tal, administrarmos a nossa vida, inclusive o tempo gasto para
implementá-la.
A administração pessoal do tempo apresenta alguns princípios
considerados básicos que irão melhor nos auxiliar nos desafios do dia a dia. São eles:
1 – Descarregar.
O primeiro princípio envolve um dos problemas primordiais que
ocorre na administração do tempo. Com o excesso de informações que nos chegam através das diferentes formas de mídias, e com
a consequente análise das mesmas e suas possíveis aplicações em atividades laborativas,
ficou muito difícil o armazenamento de todo este conteúdo em nossa memória. Com
isso, sem a adequada administração pessoal do tempo, poderá ocorrer a geração
de uma dose acentuada de ansiedade, que no médio prazo, além de prejudicar a
nossa produtividade, poderá nos acarretar problemas de saúde.
Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, divulgado em
janeiro de 2008, demonstrou que pessoas com altas doses de ansiedade têm entre 31 % e 43 % mais chances de sofrer um
ataque cardíaco.
O princípio de descarregar é importante por dois motivos:
primeiro, ele permite que se reduza a ansiedade e minimize a tendência de
urgências, pois promove a segurança de ter suas demandas armazenadas em local
seguro e permite que os princípios de planejamento e antecipação aconteçam. E,
ao mesmo tempo, considera-se que é a única forma de se desenvolver um modelo
mental que proporcione mais tempo, à medida que se estabeleçam prioridades,
administrando de forma mais qualitativa o volume de horas diárias.
2 – Planejar.
Planejar é a melhor forma de economizar tempo. O
planejamento permite que se tenha uma visão aprofundada daquilo que deve ser
feito , de como será feito e qual o
melhor período para ser implementado.
Um bom planejamento feito com base criteriosa na análise de
dados disponíveis para a sua execução, ajuda na redução dos riscos e auxilia na
previsão antecipada de resultados.
3 – Antecipar.
Um dos grandes responsáveis pelo alto grau de estresse que
são acometidos os indivíduos que trabalham em empresas de alto grau de
competitividade, é permitir que uma tarefa importante se torne urgente, é assumir
compromissos urgentes de qualquer espécie ou adiar tarefas que cedo ou tarde
terão que ser executadas no curto espaço de tempo.
Assim sendo, procure antecipar tudo o que você acha que
possa dar problemas e conte sempre com os possíveis imprevistos. Lembre-se da
Lei de Murphy. Eles, os problemas, podem acontecer a qualquer momento. Você
tem que estar preparado, adquirindo o hábito
de antecipar os compromissos em sua vida, de forma a reduzir urgências e
aumentar as situações importantes.
4 – Priorizar.
Priorizar significa organizar a execução de tarefas e
compromissos.
Um dos grandes desafios do processo de priorização é saber o
que priorizar. Há uma tendência de se priorizar as tarefas urgentes e
circunstanciais e deixar para depois os compromissos importantes. Existem
momentos em que as urgências devem ser feitas de forma imediata, para serem
eliminadas logo, mas não podemos deixar que isso se torne uma rotina. Quando
você destaca o que é mais importante, está equilibrando a sua vida, adquirido
de forma qualitativa, um melhor balanceamento entre o que é importante, urgente
e circunstancial.
5 – Equilibrar.
Equilibrar significa fatiar o tempo para que possamos
aproveitar melhor o que a vida tem a nos oferecer.
Normalmente, profissionais dos mais diferentes ramos da
atividade humana são obrigados a passar os seus finais de semana em cima de
relatórios, normalmente, provenientes de suas empresas de trabalho,
analisando-os de forma bastante criteriosa, para que suas conclusões técnicas
sejam levadas e apresentadas em reuniões
de diretoria na segunda feira seguinte.
Com isso, o final de semana que deve ser dedicado à família,
fica comprometido à medida que esta rotina se torne comum. Este processo, com
toda a certeza, deverá provocar um gradual desgaste familiar, podendo ocasionar
no curto e médio prazo uma ruptura na relação conjugal.
Assim sendo, é fundamental que haja um equilíbrio na administração
pessoal do tempo, dosando de forma quase homeopática, o tempo que deve ser
dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, enfim, a tudo o que é importante para você.
É importante lembrar que nos, os humanos, apresentamos
diversas dimensões ou corpos que precisam estar equilibrados em conjunto com
seus papéis e objetivos.
Logo, a administração pessoal do tempo em nossa vida
profissional e pessoal é fundamental para que possamos atingir um equilíbrio físico,
psíquico e espiritual, nos permitindo obter uma melhor qualidade de vida no
curto, médio e longo prazo.
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