By Carlos Lupus.
O café da manhã tem a função de compensar o longo jejum da noite. Em média, em cada noite, o corpo humano queima 400 kcal. Existem estudos que demonstram que quem toma o café da manhã balanceado, tem a menor possibilidade de exagerar nas próximas refeições. Ou seja, aquele que pula essa refeição corre o risco de ganhar o peso. O corpo humano considera que o jejum prolongado seja um momento de emergência alimentar em que a natureza não está conseguindo lhe oferecer os principais nutrientes de que necessita. Assim sendo, imediatamente passa a economizar energia sob a forma de gordura.
O café da manhã deve conter:
1 - Um carboidrato rico em fibras ( pão, torrada ou biscoitos integrais, aveia e cereais integrais).
2 - Uma proteína ( leite, iogurte e cereais integrais ).
3 - Fruta ou suco natural.
Intervalos regulares entre cada refeição mantém o nível de energia corporal em equilíbrio. O metabolismo torna-se ativo e diminui o risco de fome repentina, o que poderia ocasionar o consumo exagerado de alimentos ricos em calorias. O ideal é que se façam, lanches da manhã, da tarde, se necessário, da noite. O ideal é a ingesta de alimentos a cada 3-4 horas com opções variadas: frutas, iogurtes, biscoito integral, barra de cereais, leite, etc.
O cafezinho é normalmente associado a um momento de pausa, principalmente no trabalho. Normalmente esta associado a um pequeno encontro social, além de espantar, muitas vezes, a fome. É útil para deixar a mente concentrada e espantar o cansaço. No entanto, o café não deve ser ingerido em excesso, mais de 3-4 xícaras pequenas ao dia, já que está relacionado ao aumento da pressão arterial e do colesterol e ao risco de osteoporose. Consumido com açúcar, aumenta o peso corporal, a glicemia e os triglicerídeos.
O ideal é que o almoço ocorra em quantidades adequadas, podendo ser superior em quantidade ao café da manhã. É fundamental que seja realizado em tempo hábil, enfatizando a importância de se mastigar lentamente aos alimentos. Com isso, a digestão e absorção de nutrientes será mais qualitativa, contribuindo para a melhor percepção do sabor dos alimentos. Este procedimento levará o indivíduo a comer menos. As refeições principais devem durar, no mínimo, 20 minutos. Momento em que o cérebro recebe a mensagem de que o corpo está saciado.
Um almoço e um jantar deve conter:
1 - Um carboidrato, de preferência rico em fibras.
2 - Uma proteína vegetal ( feijão, ervilha, soja, lentilha ).
3 - Uma proteína animal ( carnes magras, ovo, leite, iogurte, queijo ).
4 - Verduras, legumes e saladas.
5 - Uma fruta ou suco natural.
Uma das formas de ingerir menor quantidade de alimentos, colaborando para balanceamento do peso corporal, é manter o foco durante este procedimento, evitando, por exemplo, assistir TV.
Este Portal tem como foco desenvolver conteúdos relacionados ao Marketing Pessoal e a Gestão do Conhecimento, voltados para a promoção pessoal e profissional. O seu objetivo principal é colaborar para que profissionais das mais diversas áreas possam alavancar suas carreiras no mercado de trabalho, através da projeção de suas qualificações e competências.
sábado, 14 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR
A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...
-
TOP 20 Frases sobre Marca Pessoal Marketing Pessoal Digital , Marketing Pessoal Online , Mídias Sociais Facebook 6 ...
-
A partir do pensamento de Louis Jacques Filion – professor da Hautes Etudes Commercialles de Montreal / Canadá – chego à co...
-
Segundo Abraham Maslow, autor do livro Hierarquia das Necessidades , há cinco níveis de necessidades humanas: Fisiológicas (água, ar, ali...
Nenhum comentário:
Postar um comentário