segunda-feira, 7 de julho de 2014

Metodologia da Administração do Tempo.

By Carlos Lupus

Em seu livro  A TRÍADE DO TEMPO, Christian Barbosa comenta que a metodologia da administração pessoal do tempo contém cinco fases distintas. Cada uma delas busca atender às principais necessidades que se tem em matéria de produtividade pessoal.
O processo de administração pessoal apresenta cinco fases cíclicas, o que pode significar que sempre que for necessário, se poderá retornar à fase inicial, passando por todas demais ao longo da sua aplicação. Esse processo de revisão cíclica ajuda a manter você na direção correta e a sempre aperfeiçoar o caminho traçado para obter resultados que se propôs a alcançar.
Este processo é dividido em  cinco fases: IDENTIDADE, METAS, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO e EXECUÇÃO.
 1 - IDENTIDADE:
Esta fase é a mais importante de todas destacadas acima. É a fase de reflexão, que nos leva a fazer uma viagem ao interior de nós mesmos. Objetiva buscar as nossas entranhas, as nossas mazelas, inquietações, medos, ansiedades pelo que pode ou não nos acontecer. É uma experiência rica que nos faz crescer no mais amplo sentido: fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.
 Sócrates, grande filósofo grego, que viveu em Atenas entre 469 e 399 a.C, já tinha conhecimento  sobre este assunto, e o demonstrou  através de uma de suas frases mais conhecidas: “ Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.
“Conhecer-se a si mesmo é um processo, é uma tarefa inesgotável, um desafio impossível de se concluir. É saber com clareza quais são minhas forças e fraquezas, do que gosto e do que não gosto, o quero e o que não quero”.  Este é o pensamento de Jorge Bucay em seu livro Quando Me Conheci, que fortalece a importância da descoberta de nossa identidade como passo inicial em qualquer processo de administração pessoal .
O filme Gladiador, de Riddley Scott, tem uma frase emblemática que resume o conceito de identidade. Antes de uma batalha decisiva, O general  Maximus, vivido pelo ator Russel Crowe, disse aos seus guerreiros: “O que fazemos em vida ecoa pela eternidade”.
Identidade é o marco inicial de qualquer processo de administração pessoal. Ela é a base que definirá o caminho a ser percorrido nas etapas seguintes.  É como definir por escrito, a direção que a estrela pessoal deseja alcançar.
“O objetivo da fase da identidade é definir a posição de cada um perante o mundo e diante de si mesmo. É a fase de autoconhecimento e da reflexão sobre as coisas importantes que compõem a vida. A identidade é a visão do ser humano em sua totalidade, na busca do equilíbrio e da realização pessoal.” Acrescenta Cristian Barbosa em seu livro A Tríade do Tempo.
Segundo os cientistas Francis Crick, Maurice Wilkins e James Watson (vencedores do Nobel de Fisiologia e Medicina de 1962), a molécula de DNA apresenta a estrutura espacial de "uma escada enrolada em espiral". Os "corrimões" (hastes) da escada são formados por moléculas de açúcar (pentoses) intercaladas por ácidos fosfóricos. Cada "degrau" da escada é formado por duas bases nitrogenadas, que estão ligadas entre si por pontes de hidrogênio. Este modelo da molécula de DNA é conhecido como modelo da dupla hélice.
DNA ou ADN, iniciais em inglês de ácido desoxirribonucléico (deoxyribo nucleic acid), é uma longa cadeia de moléculas com informações em forma de códigos químicos que determina o que uma célula tem. Esses códigos, que são únicos em cada pessoa, dirão ao corpo e às células como crescer e se formar. O DNA é capaz de produzir uma cópia de si mesmo. Forma os genes que estão contidos nos cromossomos e é responsável pela transmissão das características genéticas. É graças a ele que milhões de diferentes formas de vida têm ocupado a Terra desde a existência dos primeiros organismos vivos, há cerca de três a quatro bilhões de anos


Esta complexa molécula da vida é responsável pela singularidade do ser humano. Nenhum de nós, por mais parecido que possamos ser, apresentamos características idênticas aos nossos semelhantes.


Logo, conhecer a nossa IDENTIDADE é fundamental no processo de montagem de qualquer plano de ação que objetive o nosso crescimento pessoal e profissional, destacando, sobretudo, a maximização dos nossos pontos fortes e minimização dos nossos pontos fracos.

Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...