- Uma população de 77 milhões de pessoas são não leitores em nosso país. A grande maioria se concentra nas regiões Norte e Nordeste, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo instituto pró-livro ao Ibope, em 2007.
- Em todos os campos, na preservação dos documentos e da memória coletiva, no trânsito cada mais intenso e permanente da informação, no acúmulo, conservação, troca e partilha do conhecimento, na discussão e nas decisões políticas, na criação e na difusão da arte e da cultura, a escrita é o meio privilegiado de intercâmbio.
- No mundo contemporâneo, o conceito de verdadeira democracia passa pelo decisivo investimento na formação de leitores. Estamos mergulhados num mundo em que as palavras pululam e por certo serão mais bem sucedidas apenas as sociedades que incentivarem e apoiarem uma genuína "cultura de leitura", em especial, o respeito e o amor pelos livros.
- Em 2000, os estudantes brasileiros ficaram em último lugar em leitura, entre os 33 países avaliados. Em 2003, 41 países e novamente o Brasil junto aos piores. O exame é feito a cada três anos e o resultado de 2006 mostra que nossos estudantes ainda estão em situação constrangedora em relação à leitura.
- Em 1750, os Estados Unidos contavam com apenas dez periódicos científicos, técnicos e especializados. Em 1800, já publicavam dez vezes esse número. Cinquenta anos mais tarde, dez vezes mais. Mais cinquenta anos e o número novamente se multiplicou por dez. E apenas cinquenta anos depois, em 1950, 100 mil títulos eram postos à disposição dos leitores. Até o ano de 2000, esse crescimento quintuplicou, chegando a atingir meio milhão de títulos norte-americanos.
- O Japão, por sua vez, cujas conquistas científicas e técnicas conseguem sempre nos surpreender - agora são os robós acoplados a seres humanos, facilitando a locomoção a quem precisa e aumentando sua capacidade de força muscular -, é um dos principais países na publicação e circulação de jornais. Superado apenas pela Rússia, contava já em 1994 com mais de 71 milhões de cópias diárias, destinadas a uma população de 126 milhões. Cada família japonesa lê, em média, dois jornais por dia. E hoje, sem o custo mensal de uma assinatura, na tela do computador, a um simples toque no mouse, os jornais on line - cujo crescimento tem sido exponencial - estão à disposição dos leitores, trazendo o mundo a nossas casa.
Este Portal tem como foco desenvolver conteúdos relacionados ao Marketing Pessoal e a Gestão do Conhecimento, voltados para a promoção pessoal e profissional. O seu objetivo principal é colaborar para que profissionais das mais diversas áreas possam alavancar suas carreiras no mercado de trabalho, através da projeção de suas qualificações e competências.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Ser Leitor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR
A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...
-
TOP 20 Frases sobre Marca Pessoal Marketing Pessoal Digital , Marketing Pessoal Online , Mídias Sociais Facebook 6 ...
-
"Senhor, Quero ser como uma águia. Quero voar acima das nuvens. Quero habitar nas alturas. Meu desejo é o de ser como desejas que e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário