sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AMYR KLINK .

"Eram 12h30, hora do almoço. Larguei os remos. O mar era de almirante, uma verdadeira lagoa de azeite! No cardápio: salada de feijão branco, carne, arroz e purê. Quando me levantei com a panela para apanhar uma medida de água mas um navio apareceu no horizonte. Outra vez distante. Perdi o ânimo de tentar um contato. Enquanto a panela estava no fogo, chamei diversas vezes. Sem resposta, tentei em inglês, em francês, até em esperanto. Nada de resposta.
O almoço foi servido no convés, pois dentro o calor era insuportável. Tranquilamente comendo, eu olhava aquele vulto cinza que seguia impertubável para sul, e de repente, com a boca cheia dei um berro e quase engasguei. A proa! Ele estava guinando a proa na minha direção! Não podia acreditar! Agarrei uma toalha e comecei a agitar. "Eles me viram! Eles me viram!" - berrava.
Pelo rádio, ouvi, no mais límpido português:
- Aqui é o Patrícia Ramos na escuta. Estamos nos aproximando. Está tudo bem a bordo? Prossiga.
- Tudo perfeito, 100% ótimo.! Por favor, não se aproxime em cima de mim. Deixe-me por bombordo. Tudo em ordem, Esplêndido dia... Tudo muito bem, por aqui! - respondi quase gagejando"
Estas foram as palavras do navegador brasileiro Amyr Klink que, em um barco a remo, cruzou o Oceano Atlântico em cem dias, no ano de 1984. Por volta, do 97º dia , conseguiu fazer um contato com o navio Patrícia Ramos, e pela primeira vez  observou seres humanos. Tamanha foi a sua alegria com a saudação dos tripulantes deste navio, que lhe desejaram boa sorte e o motivaram a finalizar a sua histórica travessia.
Por mais que a gente reclame do nosso semelhante, principalmente, nas grandes cidades, onde as pessoas se relacionam, muitas vezes, de forma deseducada, pensamos, em alguns momentos, viver em cidades menores, com a vida mais calma.
No entanto, um fato é indiscutível, não podemos viver sem a presença dos humanos, principalmente, aqueles que nos motivam em avançar, vencer desafios e buscarmos os nossos sonhos. Porque o melhor momento para realizá-los é aqui e agora!

 Fte de Pesquisa: AMYR KLINK - Cem dias entre o céu e mar

Um comentário:

Luz do Amanhecer disse...

Olá,Carlos!
Uma das melhores caracteríticas dos seres humanos é a capacidade de compartilhar. Ouvir seus relatos entusiasmados, ao desfolhar as páginas do livro "Cem Dias entre Céu e Mar" do Amyr Klink, percebi todo seu encantamento em estar fazendo esta "fantástica viagem".
Embora não tenha tido oportunidade de comentar,lembrei-me que há alguns anos atrás, você emprestou-me o livro "O Velho e o Mar" do escritor norte-americano Erneste Hemingway, onde com grande relevo, o autor retrata a astúcia e a grande persistência que o homem pode e deve ter, para vencer as contrariedades...Como você ajudou-me. Até hoje, procuro por em prática seus ensinamentos. Buscando sempre, com cautela,realizar meus sonhos.
Não vou negar, que às vezes, tenho vontade de jogar tudo para o alto, e viver como "eremita".
Mas são pessoas como você, hemingway,Amyr e outros que nos motivam a perseverar.
Carlos, o meu muito obrigada por ter mais uma vez, dividido esta "viagem" que fizestes com o Amyr comigo, pelo deleite de aprender mais um pouco sobre as pessoas e o mundo e que toda chegada sempre seja o início de mais uma "viagem".
Ao ouvir seus comentários sobre o livro do Amyr,notei que sua história nos mostra um alguém muito determinado, uma pessoa que sabe como vencer obstáculos, enfrentar dificuldades em busca de desafios.
Abraços,
Vera Regina.

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...