domingo, 27 de março de 2011

Onde Você Está?

Vamos imaginar que você, leitor, seja uma MARCA. Está numa prateleira de produtos de um supermercado com centenas de outras marcas, parecidas com você, disponíveis nesse imenso mercado de trabalho. Todos os anos, as faculdades de todo o Brasil despejam novos profissionais no mercado - jovens marcas. A partir deste momento, estas jovens marcas disputarão espaço com você.

Todos querem ser vendidos pelos melhores preços (obter os melhores salários e ser comprados pelas melhores empresas). Todos oferecem uma série de benefícios parecidos - a maioria fala inglês e espanhol; alguns falam esses dois idiomas e mais outros; uns têm MBA; uns têm embalagem mais atraente que outros; uns têm anos de mercado e dizem ter experiência; outros oferecem um produto novo, moderno; outros ainda são importados (de outros estados, de fora do país).

Eles estão espalhados por todo o "supermercado" em diversas seções. Alguns em posições extremamente atraentes, na altura dos olhos do consumidor  e nas seções de maior iluminação (pontas de gôndola). Facilmente serão encontrados. Outros estão nas prateleiras mais baixas, mais escuras, terão que ser procuradas com muito boa vontade pelos potenciais compradores. Uns estão na parte de ofertas, naquelas grandes pilhas com cartão de desconto.

Alguns estão com embalagem quase vencida  e, se não forem vendidos, terão de ser recolhidos e inutilizados.

Todos os dias, supostos compradores entram nesses supermercados e analisam o que deve ser comprado. Procuram equacionar qualidade e preço.

De forma paralela, o nosso mercado nos analisa todos os dias - são os amigos, colegas, parentes, funcionários, chefes. Recebem nossos sinais de marca. Se estivermos com nossa marca a impulsionar nossa venda, no lugar certo, com embalagem correta e atraente, provavelmente, alguém nos comprará.

A pergunta é: Onde você está? Na seção dos importados ?  Nos corredores nobres, na visão dos consumidores? Você está na vitrine como lançamento do mês? No balaio de ofertas " pague dois, leve três"?

Pense nisso e, se necessário, revitalize a sua MARCA.

Fte de Consulta: Personal Branding - Arthur Bender.

Um comentário:

Daniel Castellani disse...

Parabéns, Mestre. Muito boa sua postagem sobre adequação pessoal e estímulos de auto-entendimento como requisito básico para seguir os passos da humanidade que sempre caminha adiante.

É muito importante reciclar, não somente na natureza, mas também noss atitudes e pensamentos para que estejam sempre de acordo com os nossos valores e os conceitos mais autênticos da vida.

Acredito que precisamos usar a inteligência, tecnologia e todos os artifícios da vida moderna a nosso favor, e não nos tornarmos reféns deles.

Forte abraço!

Daniel Castellani.

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