sexta-feira, 26 de abril de 2013

Faça Marketing Pessoal com Metas e Objetivos.




por Adriane Moskalewicz


É chegado o tempo de fazermos as resoluções para o novo ano que se inicia. Escrever tudo aquilo que desejamos, principalmente os quilos que queremos emagrecer e o dinheiro que almejamos ganhar!

As esperanças se renovam e dizemos: "agora vai!", porém ao findar o ano novamente, percebemos que não concluímos nem a metade de nossos anseios, e pior do que não concluir, é pensar novamente: ainda bem que temos um novo ano para planejar tudo de novo.

Será que isso não se torna um ciclo vicioso? ou o que falta para realmente alcançarmos aquilo que queremos? 
Será que é saber o que queremos de verdade? 
Eu confesso que sou uma dessas que escreve várias resoluções e consigo alcançar algumas, mas outras realmente ficam para trás, deixo de lado e penso: amanhã eu vejo isso. Por que será?

No final de 2012 ganhei um livro de um grande amigo chamado “A Meta”, nele é explicada como funciona a Teoria das Restrições para áreas de produção de empresas industriais. O formato dele é diferenciado, foi escrito como um romance, não como um livro técnico, e isso tornou a leitura muito mais prazerosa, pois conseguimos acompanhar a formação do raciocínio do protagonista a respeito da teoria. Bom, não vou explicar a Teoria das Restrições aqui, mas o que mais me chamou a atenção no livro foi a busca para justamente definir o que seria a meta da empresa e quais indicadores avaliar para se ter a certeza de que eles estavam chegando à meta estipulada.

Além da leitura do livro, uma empresa de consultoria disponibilizou à sua rede de contatos uma planilha de planejamento para acompanharmos nossos principais objetivos e metas em 2013. Mas uma recomendação me chamou a atenção: focar nos 3 principais objetivos para o próximo ano.

Não considero o fato de ter lido o livro e ter recebido a planilha uma coincidência, mas me levou a questionar sobre meus objetivos, o que realmente quero fazer com minha vida nesse novo ano, sem querer abraçar tudo de uma única vez, sem ver todos os meus desejos realizados, pela primeira vez admitir que não terei tempo, energia, nem condições de ver tudo o que quero realizado. E é exatamente isso que falta nas pessoas - admitir que não precisamos fazer tudo de uma vez só! 

Falta focar em objetivos que realmente valham a pena e farão uma grande diferença na sua vida. 

Pensar como um planejamento estratégico empresarial, não ano a ano, mas que tal daqui a 2 ou 5 anos? Estipular suas metas com indicadores palpáveis, seja de remuneração, construir uma casa, mudar de emprego. 

Coloque percentuais, quanto irá gastar, faça um plano de prospecção de empresas nas quais deseja trabalhar. Mas faça!
Não fique naquela do Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Você tem que saber para onde quer ir, mesmo que descobrir isso leve tempo, e leva mesmo, é normal.

Sendo assim, meu conselho para 2013 é que você olhe para a sua vida e veja o que quer mudar e coloque no papel, faça disso uma meta alcançável, admita que não consegue abraçar o mundo e se poupe de frustrações futuras. Com certeza assim você aproveitará muito mais o novo ano e chegará ao final dele com o sentimento de dever cumprido!


Nenhum comentário:

QUATRO DICAS PARA QUEM ESTÁ ENTRANDO NO ENSINO SUPERIOR

A saída do Ensino Médio e o início dos estudos em uma instituição de ensino superior representam uma grande mudança para a vida do jove...