quarta-feira, 23 de abril de 2014

Novo emprego: 7 excelentes práticas no LinkedIn para conquistá-lo

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Descubra aqui como usar o Linkedin para conquistar seu novo emprego e alcançar a satisfação profissional e pessoal.

O Linkedin é a rede social profissional que temos a nossa disposição para construir uma marca pessoal forte e aumentar nossa rede de contatos profissionais, o chamado networking profissional e assim conquistar um novo emprego, caso esteja insatisfeito na atual ocupação ou mesmo desempregado.
  A rede já soma mais de 238 milhões de usuários no mundo e o Brasil é o terceiro maior país em números de usuários, beirando os 15 milhões, com 100 mil novas contas por mês! E ainda, 2,7 milhões de empresas estão presentes no Linkedin.
Para obter sucesso na busca por novas oportunidades, você deve ter bem claro seus objetivos e estratégias de marketing pessoal na rede. Lembre-se que as pessoas preferem profissionais que elas conhecem, gostam e confiam, para fazer negócios, contratar e relacionar-se. Para tanto, você deve criar visibilidade e certa autoridade em determinada área para sua marca e melhorar sua presença online.
A seguir listamos 7excelentes práticas para aplicar no Linkedin e aumentar suas chances de conquistar um novo emprego e ainda criar suas próprias oportunidades:

 1.    Compartilhe conteúdo de qualidade:

Conteúdo é rei! Antes de tudo você precisa saber que seu conteúdo compartilhado é o que vai fazer você ser notado, percebido no mercado e conquistar um novo emprego, ganhar uma promoção e melhorar sua qualidade de vida (principalmente no Linkedin, que é o principal canal entre empresas e profissionais).
Mas cuidado! Seja cuidadoso ao compartilhar as informações nessa rede. Poste apenas conteúdo de cunho profissional, sempre voltado a melhorar sua reputação e suas impressões pela ótica de sua rede de contatos.
Quando falamos em conteúdo, a maioria das pessoas associa a textos, artigos ou posts como esse. Mas é algo muito mais amplo que isso. Talvez você não goste de escrever ou acredita que não escreve bem, enfim, pode optar por uma série de outras formas de conteúdo, como vídeos, áudio, slides, etc. Cada um desses tem aplicações práticas e são altamente recomendáveis. Uma recente reportagem da “Sala de Emprego” do Jornal Hoje da rede Globo, abordou a internet como meio de conquistar novos empregos. Na entrevista, recrutadores abordam a questão do vídeo-currículo, uma maneira diferente e eficaz de se autopromover através de vídeo, com algumas recomendações, como tempo máximo de dois minutos, dicção clara, objetividade, entre outras.
Você pode conferir a reportagem clicando aqui.

2.    Interaja nos grupos dentro da rede:

Você pode participar de muitos grupos, desde que se mantenha ativo em todos eles, o que é pouco provável. A quantidade de conteúdo compartilhado nos grupos é enorme, portanto recomendamos que participe de aproximadamente cinco grupos relacionados às suas áreas de atuação e interesses profissionais. Caso queria, é completamente normal se tornar integrante de outros grupos de outras áreas que possam lhe interessar. Importante é engajar-se naqueles em que condizem com sua profissão e nas áreas em que deseja atuar. É o público desses grupos que você deve atingir.

3.    Conecte-se com antigos colaboradores:

Assim como nós aqui do blog Marketing Pessoal Online, você já deve ter participado de entrevistas, dinâmicas e diferentes provas durante os processos seletivos que acontecem por aí.
Com a internet, esses processos ganharam algumas etapas, uma delas é a pesquisa dos candidatos nas redes sociais, principalmente no Linkedin. Dependendo da empresa ou dos recrutadores, essa pesquisa pode ocorrer antes de um contato inicial ou após etapas já realizadas dentro do funil de seleção.
E por que eu devo conectar-me com ex-colegas de trabalhos, antigos chefes e até subordinados? Pode parecer meio óbvio, mas nem todo mundo se atenta para esse fato. A procura por novas ocupações e cargos é sobre o que você pode desempenhar e a maneira como o faz. Portanto, quem melhor que seus antigos colaboradores profissionais para reconhecer suas competências e atitudes em relação ao trabalho e assim atestarem a seu favor, através de recomendações e indicações?

4.    Adicione recrutadores às suas conexões:

Hoje em dia o processo de seleção de candidatos mudou tanto que existem empresas de recursos humanos especializadas em vasculhar o Linkedin e a internet em si na busca e recrutamento de novos profissionais. São os chamados Headhunters. O trabalho desses profissionais é analisar candidatos online e os recrutarem para entrevistas e processos seletivos.
Você pode procurar por perfis de recrutadores especializados em sua área de atuação e adicioná-los à sua rede. Mas atenção! Deve haver uma moderação, não adianta sair adicionando todo mundo por aí sem pesquisar antes.
E não se preocupe por não conhecer esses profissionais, eles estão na rede para achar pessoas como você para preencher suas vagas. Eles provavelmente aceitarão seu convite e desde que trabalhe seu marketing pessoal online de maneira eficiente, poderá gerar grandes contatos.

5.    Visite o perfil do empregador:

Profissionais recrutadores e empresas, por meio de perfis pessoais, tendem a anunciar vagas de empregos em grupos, em suas próprias timelines, etc. Procure por quem adicionou a vaga e vá ao seu perfil. Analise e estude aquele profissional, função que desempenha, interesses, área de atuação e veja quais pontos em comum vocês compartilham. É um ponto importante na hora de você fazer e manter contato com tal empresa ou recrutador.

6.    Procure por profissionais com perfil semelhante ao seu:

Essa prática lhe servirá para criar insights e atentar-se para possíveis melhorias em seu perfil.
Procure por profissionais com sua formação acadêmica, mesmo interesses, áreas de atuação semelhantes e veja como os mesmos descrevem suas competências e resumo profissional, de que grupos eles fazem parte, que você também pode ingressar.

7.    Monitore quem visitou seu perfil:

Aqui é uma prática de mensuração, de analisar seus resultados obtidos através do marketing pessoal online. Você vai concordar que se você aplicar todas as ações que descrevemos acima ganhará visibilidade, notoriedade e chamará a atenção de empresas, recrutadores e potenciais clientes na rede. Dentro deste campo você avalia quem visitou seu perfil, quem chegou até você através do seu conteúdo e interações online e assim aumentar e melhorar seu networking.
Importante dizer que seus resultados aparecerão proporcionalmente ao seu investimento de tempo e de trabalho em sua marca pessoal digital.

Bônus:

Qualidade x Quantidade

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Não confunda qualidade com quantidade. Não é porque está fazendo muito de algo, que esteja fazendo bem feito. Seja seletivo e organizado em suas publicações, não adicione grupos demais. É preferível fazer parte de poucos e estar ativos em todos eles do que apenas encher seu perfil de grupos e nunca visitar mais de dois ou três.

Recapitulando:

- O mais importante é seu conteúdo, a partir do momento em que você disponibiliza e compartilha conteúdo de qualidade, irá se destacar no mercado, ganhará visibilidade e será percebido pelo mercado e empresas.
- Esteja sempre ativo e engajado nos grupos e debates e avalie seus resultados através das visitas do perfil.
- Seu conteúdo e engajamento irão fazer muito pelo seu networking e a maneira como se relaciona com outros profissionais, recrutadores e empresas.
- Procure por opções para sempre melhorar e atualizar seu perfil, visitando e estudando outros profissionais e empregadores.
Percebeu o ciclo?
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Para saber tudo sobre o linkedin, baixe agora gratuitamente nosso E-book ” O Poder do Marketing Pessoal – versão Linkedin” e aprenda como utilizar essa rede social para seu marketing pessoal.

Conclusão:

O Linkedin funciona para estreitar nossas relações profissionais e empresarias e melhorar nosso networking. Deve fazer parte do processo de construção e manutenção de sua marca pessoal.
É uma das mais efetivas ferramentas de marketing digital online. Usado de maneira correta, lhe trará resultados que você nem imagina conquistar. E o melhor, é totalmente gratuita, apesar de oferecer planos para assinantes premiuns, pode-se fazer tudo o que listamos aqui e muito mais na versão gratuita.
Lembre-se que nós devemos não apenas procurar por oportunidades e também criá-las. O momento é agora!
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Rafael Dal'laqua (24 Posts)
Publicitário graduado pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP. É consultor de marketing digital para pequenas e médias empresas. Profissional com interesses em personal branding e em tudo o que a internet oferece para construção e gerenciamento de marcas pessoais sólidas e de sucesso online. Movido pela busca por novos conhecimentos e um eterno nadador. É co-fundador do Marketing Pessoal Online.

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